
Como os tempos estão difíceis para quase todos os portugueses, propomos hoje uma viagem VIRTUAL a ...Paris...
http://www.paris-26-gigapixels.com/index-en.html
Boa viagem!! Bon voyage!








"Para testar, coloco a mão direita espalmada sobre o espelho. Como era de esperar, ele ao mesmo tempo vem com a sua mão esquerda, encostando-a na minha. Sorrio para ele e ele para mim.
Quando volto a olhá-lo no rosto, vejo assombrado que ele continua a sorrir. Como, se agora estou absolkutamente sério? (...)

Provas de selecção /escrita-oral, sobre UMA das obras indicadas - 1ª semana de Janeiro de 2011
*CONTOS DO NASCER DA TERRA
*A ILHA DO TEMPO PERDIDO
O escritor peruano Mario Vargas Llosa é o Prémio Nobel da Literatura de 2010, foi anunciado hoje em Estocolmo pela Academia Sueca. O prêmio Nobel de Literatura 2010 vive nos Estados Unidos, onde é professor da Universidade de Princeton e dá aulas sobre romances e a obra de Jorge Luis Borges.Esta é a sugestão da Ana Isabel do 8º C para comemorares o dia 1 de Outubro - DIA MUNDIAL DA MÚSICA!
Do realizador João Botelho, o "Filme do desassossego" é uma adaptação de "O livro do desassossego", escrito por Fernando Pessoa sob o pseudónimo Bernardo Soares.


"Vivemos hoje uma arte naturalista ou realista mas nunca fomos capazes de a problematizar e de pôr em causa esse realismo, é mais arte pop que outra coisa. Aquilo que eu queria que estivesse lá no romance era a problematização da relação entre a realidade, a ilusão e o realismo", argumentou.

"Porque a Música penetra mais fundo na alma humana." PLATÃO



No ano em que se comemoram os 100 anos de implantação da República, a RTP2 exibe cinco documentários sobre figuras e acontecimentos com ela relacionados, incluindo a história do próprio Parlamento:
- "O Cometa da República", um documentário sobre a passagem do cometa Halley em 1910 e todas as suas implicações a nível social e político. O temor e o pânico causados e a sua ligação à Implantação da Republica.
- "Manuel Tito de Morais (1910-1999): Exílio. Prisão. Perseguição. Clandestinidade. Tortura. Conspiração. Luta. Privação. Sacrifício. Conquista. Construção. Renúncia. Convicção." Irene Flunser Pimentel, Mário Soares, António Guterres, Almeida Santos, Jaime Gama, Manuel Alegre, António Capucho, Carlos Brito, Adriano Moreira, Pedro Pezarat Correia, entre outros, testemunham sobre Manuel Tito de Morais e sobre uma época de quase meio século de ditadura e a sua transição para a Democracia.
- "Antes Quebrar que Torcer", um documentário biográfico sobre o político Manuel Tito de Morais.
- "Meu Pai, Humberto Delgado" - documentário sobre esta figura incontornável de todo o processo político republicano. Na aldeia de Villanueva del Fresno, a 8 kms da fronteira de Espanha com Portugal, existe um caminho chamado "de los Malos Pasos" ou caminho dos maus passos. Esse local ermo e esquecido da Extremadura espanhola entrou abruptamente para a História em 13 de Fevereiro de 1965, com o assassinato do "General Sem Medo" pela PIDE. O General foi o principal opositor à ditadura de Salazar, a mais longa ditadura da Europa no século XX e o seu nome permanece como símbolo da luta pela liberdade.
- Dois documentários sobre a História do Parlamento Português.




O
porta-voz do júri, José António Gomes, disse à Lusa que a obra apresenta “uma escrita segura e uma estrutura original”.


A 3ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens do Porto conta com diversas categorias a concurso, ficção, animação, nacional e videoclip. No que se refere à competição VideoClip a mesma decorrerá todas as noites na Rua do Almada 275, a partir das 00:30. Haverá ainda concertos e a actuação de Djs que animarão as noites deste Festival. A entrada é grátis para todas as actividades desenvolvidas no Festival.