quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Luisa Costa Gomes vence Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol












O romance “Ilusão (ou o que quiserem)”, de Luísa Costa Gomes, é o vencedor do Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol, pela inovação e ágil registo estilístico.
A obra editada em Novembro do ano passado marcou o regresso da escritora ao romance, dez anos depois de “Educação para a tristeza”.

O júri considerou a obra manifestamente inovadora, quer pela sua excelente construção, quer pelo seu ágil registo estilístico de constante ironia, quer pela análise penetrante de alguns comportamentos tipo da actual sociedade portuguesa, muito em especial no tocante a métodos pedagógicos aplicados nas escolas e à animação cultural na província, bem como à densidade da narrativa. Trata-se de um romance satírico sobre um homem à procura da realidade, no meio de tontos, tantos fantasmas, vozes sem corpo, corpos sem voz, e da multidão de desconhecidos que faz parte da nossa vida de todos os dias”. "Ilusão (ou o que quiserem) é uma problematização do naturalismo/realismo dominante", qualificou a autora.

"Vivemos hoje uma arte naturalista ou realista mas nunca fomos capazes de a problematizar e de pôr em causa esse realismo, é mais arte pop que outra coisa. Aquilo que eu queria que estivesse lá no romance era a problematização da relação entre a realidade, a ilusão e o realismo", argumentou.

Luísa Costa Gomes nasceu em Lisboa, licenciou-se em Filosofia e foi professora do ensino secundário, actividade que abandonou para se dedicar à escrita e à realização de Oficinas da Escrita em diversas escolas.

A ler obrigatoriamente!

Sem comentários:

A JOGAR TAMBÉM SE APRENDE

  Vai já na sua quinta sessão o concurso “A jogar também se aprende!”, da responsabilidade dos alunos do 7.º H, da EB Monsenhor Miguel de Ol...