sábado, 19 de junho de 2010

Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa - dicionário para falar e escrever bem


As linguistas são Edite Estrela, Maria Almira Soares e Maria José Leitão, e a obra, “Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa”.
O dicionário não é escrito segundo as normas do novo Acordo Ortográfico de 1990, já ratificado por Portugal. As três autoras justificam a decisão pelo facto de não ter sido “ainda publicado um vocabulário ortográfico da língua portuguesa com carácter oficial, definindo as regras em relação às quais o texto do Acordo é pouco claro”. Neste sentido optaram por juntar “informação pertinente” em “cada uma das entradas sobre cuja matéria tais mudanças [provenientes do novo Acordo Ortográfico de 1990] têm incidência”.
A obra, editada pelas Publicações D. Quixote, integra 1385 entradas relativas a expressões, procurando esclarecer o leitor no sentido de “introduzir maior clareza e certeza na distinção da fronteira entre o erro e as formas legítimas e admissíveis”.
Edite Estrela é licenciada em Filologia Clássica e foi durante 15 anos professora de Língua e Literatura portuguesas. Autora e apresentadora de vários programas televisivos, mantém colaborações regulares com a imprensa e publicou cerca de dez livros. Actualmente é deputada ao Parlamento Europeu.
Maria Almira Soares também licenciada em Filologia Clássica foi professora de Português, Literatura Portuguesa e Latim, durante mais de 30 anos. Autora de duas séries de manuais escolares e outros auxiliares lectivos, publicou cerca de dez livros.
Maria José Leitão, licenciada em Filologia Românica, leccionou durante mais de trinta anos as disciplinas de Literatura Portuguesa e Francês. E é autora de vários manuais escolares.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma pequena achega feita com muito gosto:uma das autoras, Maria Almira Soares, nasceu em Ovar.

A JOGAR TAMBÉM SE APRENDE

  Vai já na sua quinta sessão o concurso “A jogar também se aprende!”, da responsabilidade dos alunos do 7.º H, da EB Monsenhor Miguel de Ol...