terça-feira, 7 de setembro de 2010

A República em documentário na RTP2 - 6,7 e 8 Setembro pelas 23:45H









No ano em que se comemoram os 100 anos de implantação da República, a RTP2 exibe cinco documentários sobre figuras e acontecimentos com ela relacionados, incluindo a história do próprio Parlamento:

- "O Cometa da República", um documentário sobre a passagem do cometa Halley em 1910 e todas as suas implicações a nível social e político. O temor e o pânico causados e a sua ligação à Implantação da Republica.

- "Manuel Tito de Morais (1910-1999): Exílio. Prisão. Perseguição. Clandestinidade. Tortura. Conspiração. Luta. Privação. Sacrifício. Conquista. Construção. Renúncia. Convicção." Irene Flunser Pimentel, Mário Soares, António Guterres, Almeida Santos, Jaime Gama, Manuel Alegre, António Capucho, Carlos Brito, Adriano Moreira, Pedro Pezarat Correia, entre outros, testemunham sobre Manuel Tito de Morais e sobre uma época de quase meio século de ditadura e a sua transição para a Democracia.

- "Antes Quebrar que Torcer", um documentário biográfico sobre o político Manuel Tito de Morais.

- "Meu Pai, Humberto Delgado" - documentário sobre esta figura incontornável de todo o processo político republicano. Na aldeia de Villanueva del Fresno, a 8 kms da fronteira de Espanha com Portugal, existe um caminho chamado "de los Malos Pasos" ou caminho dos maus passos. Esse local ermo e esquecido da Extremadura espanhola entrou abruptamente para a História em 13 de Fevereiro de 1965, com o assassinato do "General Sem Medo" pela PIDE. O General foi o principal opositor à ditadura de Salazar, a mais longa ditadura da Europa no século XX e o seu nome permanece como símbolo da luta pela liberdade.

- Dois documentários sobre a História do Parlamento Português.

Sem comentários:

A JOGAR TAMBÉM SE APRENDE

  Vai já na sua quinta sessão o concurso “A jogar também se aprende!”, da responsabilidade dos alunos do 7.º H, da EB Monsenhor Miguel de Ol...