quarta-feira, 19 de outubro de 2022

CONCURSO JÚLIO DINIS EM OVAR

 





O concurso Júlio Dinis em Ovar é uma iniciativa da Biblioteca Escolar Júlio Dinis, apoiada pela Direção do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul.

São parceiros desta iniciativa a Câmara Municipal de Ovar, o Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense e a Rede de Bibliotecas Escolares.

A iniciativa ocorre de dois em dois anos, assumindo um caráter bienal.

O concurso Júlio Dinis em Ovar é apoiado por instituições de prestígio nacional na área das letras e das artes plásticas.

OBJETIVO

A realização deste concurso tem como objetivo recriar, numa vertente literária e artística, o conteúdo das obras dinisianas numa iniciativa que associa as artes ao valor da leitura, através da apresentação de trabalhos originais e inéditos nas áreas da escrita e da ilustração.

 

CANDIDATOS

1. Podem concorrer:

1.1. alunos, pessoal docente e não docente das escolas públicas e privadas do concelho de Ovar;

1.2. naturais ou residentes no concelho de Ovar.

 

2. A participação deverá ser individual, de acordo com os seguintes escalões:  

Escalão A - 1.º Ciclo do Ensino Básico;

Escalão B - 2.º Ciclo do Ensino Básico;

Escalão C - 3.º Ciclo do Ensino Básico;

Escalão D - Ensino Secundário;

Escalão E - Adultos.

 

2.1. Cada candidato poderá concorrer nas duas áreas (escrita e ilustração) tendo, para o efeito, de preencher uma ficha de inscrição. 

2.2. Não poderão ser candidatos os elementos do júri.

2.3. Descendentes diretos ou ascendentes diretos de elementos do júri poderão concorrer desde que, aquando da avaliação dos trabalhos, esses elementos não estejam presentes.

 

TEMA

1.                  O Concurso Júlio Dinis em Ovar 2023 está subordinado ao tema “A paisagem na obra dinisiana”.

2.                  Os trabalhos devem partir da leitura da obra de Júlio Dinis e traduzir as diferentes formas artísticas que esta pode assumir.

3.                  Todas as obras de Júlio Dinis poderão servir de base aos trabalhos a concurso.

 

ESCRITA

1.                  Cada candidato pode concorrer com um trabalho.

2.                  Os textos, que poderão ser em prosa ou em verso, deverão ter, no máximo três páginas, folha A4, tipo de letra Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5, paginadas e sem qualquer encadernação.

3.                  Sendo a carta um género textual privilegiado por Júlio Dinis, o candidato também poderá optar por esta modalidade e, colocando-se na posição de leitor, escrever uma carta a Júlio Dinis, subordinada à temática do concurso “A paisagem na obra dinisiana”.

4.                  Na página de rosto deverá figurar o pseudónimo, o escalão, o título e o nome do concurso e o(s) texto(s) inspirador(es).

5.                  Os trabalhos deverão ser entregues em formato digital (PDF).

 

ILUSTRAÇÃO

1. Cada candidato pode concorrer com um máximo de dois trabalhos originais.

2. Na ficha de inscrição devem constar as seguintes informações: título, técnicas e materiais usados e o texto ou os textos inspiradores.

3. Cada ilustração deverá possuir dimensões de 30 cm x 40 cm.

4. A técnica e os materiais usados serão à escolha do autor.

5. As ilustrações deverão ser entregues sem moldura ou qualquer outra forma de montagem.

6. As ilustrações selecionadas serão expostas com o nome artístico e o título do trabalho.

 

CANDIDATURAS

1. A ficha de inscrição e os trabalhos poderão ser entregues de duas formas:

- por correio, para a seguinte morada: Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, Biblioteca Escolar da Escola Secundária Júlio Dinis, Rua Irmãos Oliveira Lopes, 3880-192 OVAR;

- por e-mail, para o seguinte endereço: biblioteca@aeovarsul.net.

2. As candidaturas deverão ser apresentadas até 31 de maio de 2023.

3. Todos os trabalhos deverão ser acompanhados da ficha de inscrição devidamente preenchida.

4. O comprovativo de inscrição e receção dos trabalhos será devolvido por e-mail a todos os participantes.

 

 

FICHAS DE INSCRIÇÃO

1. As fichas de inscrição estarão disponíveis no portal do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul.

2. Existem três modelos de fichas de inscrição, um para os alunos menores que necessitam de autorização dos respetivos encarregados de educação, outro para o pessoal docente e não docente das escolas do concelho e outro para o público em geral.

3. As fichas de inscrição deverão ser preenchidas corretamente, indicando obrigatoriamente o título do trabalho, a(s) obra(s), o(s) excerto(s) inspirador(es), conforme o exemplo abaixo, e, na modalidade de ilustração, a técnica/materiais utilizados, sob pena da candidatura não ser validada.

 

Texto(s) inspirador(es)

«Defronte do campo, donde, com as melhores intenções deste mundo, o reitor estava espionando, e separado apenas dele pela estreita e húmida rua, de que já falamos, estendia-se um trato de terreno inculto, muito coberto de tojo e de giestas, e dessa espontânea vegetação alpestre, que, no nosso clima, enflora ainda mais os montes mais áridos e bravios.» 

As Pupilas do Senhor Reitor (cap. IV)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

«A abóbada celeste tingira-se dessa sinistra cor plúmbea, prenúncio de tempestades iminentes e, por um conhecido efeito de ótica, parecia abater-se cada vez mais sobre aquela extensa planície arenosa, limitada ao ocidente pelo mar e ao oriente pela longa cintura de pinheirais que protege, contra a invasão de assoladores turbilhões de areia, a populosa vila de Ovar.» 

 

O Canto da Sereia

4.    O(s) texto(s) inspirador(es), tendo em conta a sua extensão, também poderão ser anexados à ficha de inscrição.

 

SELEÇÃO

1. Na seleção dos trabalhos a concurso, serão tidas em atenção a criatividade e a capacidade de inovação na abordagem do tema, assim como a qualidade da apresentação.

2. Os trabalhos que não manifestem qualidade de apresentação, que fujam ao tema ou que não sejam originais serão excluídos do concurso.

PRÉMIOS

1.                  Os prémios a atribuir são da responsabilidade da organização e dos seus parceiros, neste caso a Câmara Municipal de Ovar.

2.                  Será atribuído um prémio em cada área e em cada escalão:

Escalão A - 1.º Ciclo do Ensino Básico - 150 euros (total 300 euros = escrita + ilustração);

Escalão B - 2.º Ciclo do Ensino Básico - 150 euros (total 300 euros = escrita + ilustração);

Escalão C - 3.º Ciclo do Ensino Básico - 150 euros (total 300 euros = escrita + ilustração);

Escalão D - Ensino Secundário - 200 euros (total 400 euros = escrita + ilustração);

Escalão E – Adultos - 250 euros (total 500 euros = escrita + ilustração).

 

3. Poderão ser atribuídas até três menções honrosas, sempre que a qualidade dos trabalhos o justifique.

4. Os trabalhos premiados serão expostos em local a definir.

5. A entrega de prémios será feita em data e local a definir.

 

 

 

DIREITOS DE USO DE IMAGEM

1. Os candidatos são responsáveis pela originalidade da proposta apresentada, garantem a sua autoria e assumem toda a responsabilidade decorrente de eventuais reclamações de terceiros relativamente a direitos de autor, conexos e de personalidade.

2. Os autores autorizam a organização a reproduzir os seus textos e ilustrações, sem qualquer restrição ou pagamento, no website ou em cartazes, postais, convites, folhetos, artigos de imprensa e nas redes sociais.

 

JÚRI

 1. O júri será composto por personalidades especializadas nas áreas a concurso.

 

JÚRI DA ESCRITA

 

Maria Almira Soares - Professora de Português, Literatura Portuguesa e Latim. Autora de livros de teor ensaístico e didático nas áreas da língua e literatura portuguesas e de ficção para crianças.

Ana Paula Arnaut - Professora Catedrática do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

José Saro - Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares.

 

JÚRI DA ILUSTRAÇÃO

 

Emerenciano - Artista Plástico e Membro da Árvore - Cooperativa de Atividades Artísticas CRL.

Jorge Marques - Artista Plástico e Professor Auxiliar do Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Porto, membro colaborador do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade.

António Melo Rosa - Artista Plástico e Professor.  Licenciado em Artes Plásticas e Escultura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.

 

2. A organização reencaminhará, para o júri, todos os trabalhos candidatos, sem identificação da respetiva autoria, para efeitos de avaliação e seleção.

3. O júri selecionará, de entre todos os candidatos e escalões, os premiados, cuja identidade apenas será divulgada na cerimónia de entrega dos prémios.

4. O júri reserva-se o direito de não atribuir algum ou todos os prémios do concurso, caso entenda que as propostas candidatas não reúnem os requisitos mínimos de avaliação acima identificados.

5. As decisões do júri são definitivas, não havendo lugar a recurso, e são divulgadas apenas pela organização, ficando o júri obrigado a sigilo.

 

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

 

1. Todas as situações omissas neste regulamento serão resolvidas pelo júri.

Sem comentários:

Centenário do nascimento de Alexandre O'Neill

     No dia 19 de dezembro, o AEOS assinalará o centenário do nascimento de Alexandre O'Neill, numa sessão evocativa que terá lugar na B...