sábado, 16 de maio de 2009

A LER + nas férias ...


O Segredo do Bosque Velho
Dino Buzzati

Autor de «O Deserto dos Tártaros» e «Os sete mensageiros»
O coronel Sebastiano Procolo herda do seu tio parte do Bosque Velho: lugar mágico, habitado por génios, espíritos e forças ocultas com o poder de se transformarem em animais ou homens. Indiferente a esta natureza idílica o coronel tem planos bastante mais práticos para rentabilizar a sua herança, desencadeando uma guerra que diluirá as fronteiras entre o bem e o mal, contaminando a realidade de elementos fantásticos.
«O Segredo do Bosque Velho» recorda a prosa alegórica de Saint-Exupery e do seu «O Principezinho» e é o romance de Buzzati que melhor evoca a perda da inocência e a brutalidade do real, temas que fazem parte do universo do autor.
Um “fantástico” de Buzzati adaptado ao cinema por Ermanno Olmi, um dos maiores cineastas italianos contemporâneos, num filme de enorme sucesso.
O Autor: Considerado como um dos autores incontornáveis da literatura mundial, Dino Buzzati (1906 – 1972) nasceu em San Pellegrino, em Itália. Desde cedo conciliou a escrita ao seu trabalho de jornalista no prestigiado Corriere de la Sera, onde permaneceu até ao final da sua vida. Em 1939, altura em que a Itália inicia o seu envolvimento na guerra, é destacado como enviado especial na Etiópia e um ano depois publica, O Deserto dos Tártaros, romance que será o início da sua fama internacional, alvo de sucessivas reedições, adaptado ao teatro por Albert Camus e posteriormente ao cinema.
Prémios: Venceu, entre outros, os prestigiados:
- Prémio STREGA;
- Prémio NAPOLI;
- Prémio PAESE SERA

Sem comentários:

A JOGAR TAMBÉM SE APRENDE

  Vai já na sua quinta sessão o concurso “A jogar também se aprende!”, da responsabilidade dos alunos do 7.º H, da EB Monsenhor Miguel de Ol...