terça-feira, 19 de maio de 2009

Ensino à distância

"Muitos professores dizem que as escolas ainda não estão preparadas para a utilização do computador na sala de aula e muito menos a utilização da Internet. Como já foi referido anteriormente, há realmente uma escassez de recursos, na maioria das escolas, mas esta desculpa também serve de escudo para os professores que carecem de formação tecnológica. Portanto, ainda há alguns investimentos a fazer, tanto a nível de recursos, claro está, equipamentos, ligação à rede, materiais pedagógicos e em formação de professores pois ainda há muita desconfiança em relação a este tipo de estratégias e muita falta de conhecimento sobre o potencial do EaD, “comparando muitas vezes com o ensino por correspondência “comercial” e com objectivos educativos pouco credíveis” (Santos, 2000).



Muitos alegam ainda a diminuição da proximidade entre o aluno e professor. Essa diminuição pode ser colmatada com uma actuação eficaz e atenta por parte do professor, comunicando, por exemplo, periodicamente por e-mail com o aluno, e não convém esquecer que nós defendemos a integração do EaD alternando com o ensino presencial e nunca somente o EaD.
A largura de banda é também uma grande limitação, mas é um facto ultrapassável rapidamente com o tempo e a evolução tecnológica, até que a tecnologia ADSL esteja implementada na maioria dos acessos à Internet."

Raquel Sá in "Recursos digitais no Ensino das Ciências Naturais" Dissertação de Mestrado

Sem comentários:

A JOGAR TAMBÉM SE APRENDE

  Vai já na sua quinta sessão o concurso “A jogar também se aprende!”, da responsabilidade dos alunos do 7.º H, da EB Monsenhor Miguel de Ol...