sábado, 2 de julho de 2022

VIVER EM LIBERDADE

 Foi pedido aos alunos que escrevessem um pequeno texto que respondesse à pergunta: O que é para mim viver em liberdade?     

 Aqui ficam algumas respostas.

Eliana Simões, 7.º F

Para mim, liberdade é o direito que todos nós merecemos ter de partilhar a nossa opinião, de fazer as próprias escolhas, de decidir entre o sim e o não, de sermos o nosso “eu” verdadeiro. Porém, a liberdade necessita de ter limites, de forma a não prejudicar a sociedade à nossa volta, de ter respeito para com o outro. Indo mais a fundo, liberdade é uma palavra difícil de descrever, não é tão objetiva como parece, esta engloba diversos conceitos, temas que geram discussões longas e complexas. Não nos devemos esquecer de que, “a nossa liberdade termina onde começa a do outro” ou de que “a máxima liberdade exige a máxima responsabilidade”.

Lara Amaral, 7.º F

Liberdade é algo que todos nós, um dia, desejamos alcançar. Mas se houvesse liberdade total, realmente seríamos livres? Não, obviamente que não. Tendo liberdade para tudo, o mundo estaria destruído num piscar de olhos. A liberdade é a arma mais perigosa nas mãos do ser humano. Viver em liberdade total seria como viver num apocalipse, iria haver muitos poucos sobreviventes. E todos estariam a lutar constantemente pelas suas vidas. Nunca saberíamos quando ou onde estaríamos a salvo, tornando-se assim uma luta constante.

Carolina Tavares, 7.ºF

Para mim, viver em liberdade é exprimir o que sinto sem ser repreendida, é seguir em frente sozinha, sem depender de ninguém, é ter responsabilidade pelos meus atos, é ter respeito, amor, amizade e compaixão pelos outros. É graças à liberdade que posso e que todos podem seguir os seus sonhos.


Maria Fabiana Rodrigues, 7.º F

Liberdade, uma palavra que acho que é difícil de ter só uma definição.

Para mim, liberdade é poder pensar e imaginar sem limites, poder criar, inovar e sentir sem fim.

Liberdade é sentir que podes sair de casa sem medo, sabendo que podes dizer e criticar o que te apetecer.

E, por fim, viver em liberdade é poder sentir o vento fresco pela manhã, e ouvir os pássaros, acabados de sair das suas gaiolas, cantar enquanto voam sobre nós.


Henrique Rodrigues, 7.ºF

A liberdade, para mim, é um sentimento que nos leva a pensar que podemos fazer tudo o que queremos.

Nestes tempos, não há muita liberdade por causa da Covid 19, mas a minha liberdade é quando estou com os amigos, a jogar PS4, com a família e com as pessoas que mais amo.

A liberdade para mim é uma coisa mesmo boa e, neste momento, só queria ter mais liberdade.


Martina Portela, 7.ºF

Para mim, viver em liberdade não é poder fazer o que bem entendermos e sem regras, mas podermos dar a nossa opinião sem sermos repreendidos.

Liberdade é viver numa sociedade em que não somos julgados por sermos quem somos, termos os mesmos direitos e ajudarmo-nos uns aos outros. Para sermos respeitados temos de respeitar os outros. A nossa liberdade termina quando a do outro começa.

Daniel Oliveira 7.º F

Para mim, viver em liberdade é haver regras para todas as pessoas, porque todas têm os seus direitos. Num país, quem manda, neste momento, é um presidente com os seus ministros que, juntos, protegem o país, mas na casa de cada um quem manda são as pessoas e assim sucessivamente.


Diana Monteiro Soares 7.ºF

A liberdade é uma palavra delicada para mim, porque simboliza ser uma pessoa livre e respeitar todas as culturas, respeitar as opiniões de cada um, ser humilde.

Ismael Soares Monteiro  7.º F

Viver em liberdade é ter a nossa própria opinião. A palavra liberdade significa ser livre e pensar pela nossa cabeça, fazer o caminho dos nossos sonhos. Se não houvesse liberdade, não tínhamos futuro. O respeito tem de estar na liberdade, pois sem ele a liberdade não pode existir.  A liberdade é um valor muito importante na nossa vida, um braço direito, uma companhia e um grande amor pelas pessoas.




Carina Cunha, 10.º CTC

O direito à liberdade

Liberdade...uma palavra bela, com um conhecido significado. Mas, todos saberão como é viver com ela? Afinal, como é viver em liberdade?

No meu ponto de vista, a vivência com a liberdade traduz-se na união de todos os direitos do Homem. Ter liberdade traz a possibilidade de cada ser humano poder mostrar o seu verdadeiro “eu” e o seu potencial, sem quaisquer entraves. Sem esta, não poderíamos ser quem somos, seríamos vistos apenas como um corpo sem alma, pronto a ser usado, escravizado, vendido, como se não tivéssemos direito sobre o nosso próprio corpo.

A Carta dos Direitos Humanos mostrou que todos nós temos os nossos direitos. Não podemos deixar que nos seja roubada a nossa liberdade, é um direito nosso!



Sem comentários:

A JOGAR TAMBÉM SE APRENDE

  Vai já na sua quinta sessão o concurso “A jogar também se aprende!”, da responsabilidade dos alunos do 7.º H, da EB Monsenhor Miguel de Ol...