sexta-feira, 6 de maio de 2022

A propósito da censura prévia...

 




Censura

A censura à imprensa instalou-se logo nos primeiros tempos da Ditadura Militar, através de legislação avulsa. Com o tempo, a censura prévia à imprensa estendeu-se a todas as formas de expressão, da literatura às artes plásticas, da rádio ao cinema. A partir de 1940 a prática foi centralizada no Ministério do Interior, com dependência do próprio Salazar.

(Foto retirada do acervo do Museu do Aljube, cadeia para onde foram enviados muitos portugueses cujo único "crime" foi expressarem as suas opiniões...)

Caríssimos leitores. Por favor compreendam que os vossos comentários às mensagens que aqui colocamos sáo devidamente apreciados e agradecemos muito que os façam para melhorarmos o nosso Blogue. No entanto, esses comentários não podem ser imediatamente colocados on line necessitando de uma aprovação prévia sob pena de surgirem comentários inapropriados ou spam. Certamente que entendem que não se trata de qualquer tipo de censura prévia (credo! Disso nunca mais!) mas da necessidade de preservar a qualidade do Blogue que muito prezamos.

Obrigado e continuem a mandar mensagens e notícias sobre todos os vossos trabalhos e sobretudo sobre literatura, livros e o prazer que eles nos dão!

Sem comentários:

Cartazes da associação 25 de abril

 Estes são alguns cartazes da Associação 25 de abril. Vê mais cartazes