terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Mário Soares - 1924-2017

    Morreu o Dr. Mário Soares, figura importantíssima na vida política portuguesa do século XX. Sabes quem foi?


    Pois bem, Mário Soares foi um dos principais políticos portugueses dos últimos anos, com intervenção decisiva em processos como a luta contra a ditadura, a integração de Portugal na CEE (agora União Europeia), o estabelecimento de um regime democrático em Portugal e a descolonização dos países africanos (Angola, Moçambique, Guiné...).
    Mário Soares foi Presidente da República,Ministro,  Primeiro-Ministro, Secretário Geral do PS e seu fundador, Vice Presidente da Internacional Socialista,  deputado, euro deputado, etc.





    Foi deportado para S. Tomé  e exilado em França por lutar contra o Estado Novo, defendendo presos políticos, participando nas campanhas eleitorais apoiando o General Norton de Matos e General  Humberto Delgado, sendo elemento de vários movimentos cívicos e tendo estado preso cerca de 3 anos.

    Independentemente da maior ou menos simpatia que possamos ter pelo seu percurso, nomeadamente depois do 25 de Abril de 1974, a Mário Soares (e claro a outros), devemos muitas das coisas boas que possuímos e que muitas vezes damos como certas: a liberdade de PENSAR, a liberdade de FALAR, de REUNIR, de RECLAMAR, de nos INDIGNARMOS, de DEFENDER o que achamos justo. Será isto pouco??! Certamente com muitos erros (só não erra quem nada faz...) Mários Soares esteve sempre do lado certo da História, nas coisas importantes e que contribuíram para o progresso de Portugal e dos portugueses, Mário Soares esteve sempre presente e isso ninguém pode negar.



Sem comentários:

Natal é isto.