terça-feira, 8 de junho de 2010

Gémeo Luís










“A ilustração deve criar diálogo com o texto e desafiá-lo, não pode ser seguidista, tem de manter uma narrativa própria. Gosto de lançar novas pistas ao leitor e de trabalhar no domínio dos sentidos”. (Gémeo Luís)

Luís Mendonça é professor na Faculdade de Belas-Artes do Porto e na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. Recebeu a Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2002, pela ilustração do livro Grávida no Coração, Campo das Letras (2002). Foi um dos três portugueses seleccionados para a Mostra de Livros para Criança de Bolonha (“Bologna Children’s Book Fair”) de 2007, o mais importante certame internacional subordinado a esta temática. Foi galardoado com o Prémio Nacional de Ilustração 2005, pelo livro “O Quê Que Quem – notas de rodapé e corrimão”, com textos de Eugénio Roda (Edições Eterogémeas); a obra é bilingue e a versão em inglês é da autoria de Ana Saldanha, escritora de livros para crianças. Recorrendo à técnica de recorte em papel kraft, o trabalho do ilustrador, resulta em imagens dinâmicas e que não seguem de perto a narrativa que acompanham.


Sem comentários:

A JOGAR TAMBÉM SE APRENDE

  Vai já na sua quinta sessão o concurso “A jogar também se aprende!”, da responsabilidade dos alunos do 7.º H, da EB Monsenhor Miguel de Ol...