quinta-feira, 23 de abril de 2009

SEM MEDO

25 de Abril 1974 - 35 anos

Não gosto de comemorações ... Mas esta é especial. Neste blogue de uma escola, em Portugal, em Abril de 2009, penso ser o momento ideal para falar de LIBERDADE, de DEMOCRACIA. É urgente que os nossos jovens e até os menos jovens, saibam o que é o 25 de Abril. Não o dia, não a revolução, não a festa, não o empolgamento, não a ilusão de que tudo ía ser diferente. Não! É necessário um esforço de todos (alunos, pais, encarregados de educação e professores), para explicar aos jovens e àqueles muitos que já se esqueceram ou que nunca a tomaram como sua, a dimensão maior do vinte e cinco de Abril: a sua dimensão de valorização da LIBERDADE INDIVIDUAL, liberdade com RESPONSABILIDADE; da valorização de TODOS os saberes, não apenas os saberes dos livros e dos "doutores", do saber (e querer) ESTAR COM os outros, de valorização do saber ACEITAR as diferenças, de tentar SER mais e não, TER mais.





É urgente dizer aos nossos jovens que nem sempre foi assim, que a Liberdade é um bem precioso que muito poucos no mundo têm, e que tem que ser todos os dias defendida; que muitos morreram e continuam a morrer por ela; que muito (ou quase tudo...) se perdeu nestes trinta e cinco anos e que a geração dos pais não está contente com o resultado final e que contamos com os jovens para acabar de cumprir o que nós não conseguimos; uma sociedade mais Livre e sobretudo mais JUSTA, SEM MISÉRIA, com responsabilidade, com EDUCAÇÃO, com a LIBERDADE de cada um poder dar o que o seu potencial permitir, não estando dependente do berço em que nasceu.
Muita coisa se perdeu... mas é urgente dizer-lhes que HOJE é possível escrever um blogue sem medo, ter opinião sem medo, criticar sem medo e olhar os outros sem medo; que isso é um valor que Abril nos deu e que é preciso valorizar com a responsabilidade de seguir "As portas que Abril abriu..."
Rui Basto, prof. de Biologia

Sem comentários:

A JOGAR TAMBÉM SE APRENDE

  Vai já na sua quinta sessão o concurso “A jogar também se aprende!”, da responsabilidade dos alunos do 7.º H, da EB Monsenhor Miguel de Ol...