quinta-feira, 30 de abril de 2009

Processo de Bolonha



O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, estima que antes de 2020, terá 20 por cento dos estudantes universitários com formação ou estágio realizado no estrangeiro.

O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa que serviu para apresentar os resultados do relatório do grupo de acompanhamento do processo de Bolonha, revelado na cidade belga de Lovaina

«É uma meta absolutamente realista para Portugal, com esta combinação de estudos e estágios, e provavelmente será alcançada antes de 2020. Mas será um objectivo extremamente difícil para países como o Reino Unido ou a Alemanha», afirmou Mariano Gago, em conferência de imprensa realizada ontem em Lisboa.

Para Mariano Gago, a questão da mobilidade é «de importância crucial» para o Processo de Bolonha, revelando que em Portugal «oito por cento» dos estudantes já fizeram, pelo menos, um período de formação num país estrangeiro.

«É uma questão que pode influenciar muito a internacionalização dos estudantes portugueses pela Europa. Não devemos ficar obcecados com esses 20 por cento, mas sim com a necessidade de fomentar a mobilidade», reforçou o ministro.

O Processo de Bolonha visa a uniformização do ensino superior em 48 países europeus para facilitar a mobilidade das pessoas.

Sem comentários:

A JOGAR TAMBÉM SE APRENDE

  Vai já na sua quinta sessão o concurso “A jogar também se aprende!”, da responsabilidade dos alunos do 7.º H, da EB Monsenhor Miguel de Ol...