segunda-feira, 5 de outubro de 2009

GRIPE A - como prevenir?

Arte e Ciência - caminhos comuns

Ninguém será cientista se não estiver interessado em compreender o mundo e alargar a extensão e precisão do conhecimento científico segundo os quais este foi ordenado, afirma Kuhn; a Arte, não é mera técnica de entretenimento dos sentidos, nem passatempo de fazer reproduções, alerta Arnheim. Com efeito o desejo expresso nas palavras de Fausto (Goethe), "Que eu conheça o que o Universo / preserva intacto no seu âmago", manifesta que o criador artístico acalenta o sonho, de qualquer grande cientista da Natureza. Naturalmente que um conhecimento que se adquire através das peças de Shakespeare distingue-se do que resulte da pesquisa de biólogos e químicos e poderá vir a originar medicamentos eficazes na cura de doenças. Ambos são úteis.

Se não é finalidade da Arte duplicar habilmente a Natureza ou distrair, qual é então o seu objectivo e de que modo concreto o realiza? Se o artista não imita a Natureza por que a observa tão atentamente?





Fernando Pessoa disse que não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores e Cézanne explicou por que razão contemplava a Natureza demoradamente. O tempo e a reflexão, afirma, modificam pouco a pouco a cena até que acabamos por compreender. Para o pintor e para o poeta a imagem na retina é apenas o começo de um fenómeno complexo. O lema de Leonardo Da Vinci, era Saber Ver. O grande cientista-artista, conferia tal poder às palavras “saber” e “ver”, que dizia: os olhos encerram a beleza do mundo inteiro...são os senhores da astronomia, assistem e presidem a todas as artes humanas...reinam sobre os vários campos da matemática... criaram a arquitectura e a perspectiva e...a divina arte da pintura.


Retirado de "http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=9&cid=9162&bl=1" Artigo de Maria Júdice Borralho, foto de Rui Cunha

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NA ESCOLA

Geralmente, estuda-se separadamente a violência conjugal, a violência infantil e a violência escolar. O objectivo deste artigo é destacar a relação entre a violência doméstica e violência escolar e sugerir acções que abordem essa problemática. Para tanto, são descritos dois estudos. O primeiro avaliou se alunos do sexo masculino que apresentam comportamentos agressivos na escola, quando comparados a meninos que não apresentam tais comportamentos, têm histórico de maior incidência de exposição à violência doméstica. Outro investigou se a exposição à violência doméstica, seja de forma directa e/ou indirecta é um factor associado à ocorrência de intimidação nas escolas.





Esses estudos indicam que existe relação entre a violência nos dois contextos, porém ressaltam a necessidade de investigações com mais participantes e estudos longitudinais. Sugere-se capacitação de professores para identificar alunos vivendo em famílias com violência doméstica, formação de rede de apoio aos professores em situação de denúncia, o ensino de habilidades sociais aos alunos, discussões em sala de aula sobre o que sejam relações familiares saudáveis e não-violentas e encaminhamentos psicoterápicos aos alunos vítimas de violência doméstica.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Concurso Nacional de Leitura



Concurso Nacional de Leitura

Calendarização da edição de 2009/10
  • 1ª Fase - Provas nas escolas: de 13 de Outubro de 2009 a 15 de Janeiro de 2010.

Divulgação no sítio PNL das bibliotecas públicas da fase distrital -29 de Janeiro de 2010.

  • 2ª Fase- Provas Distritais :Bibliotecas Públicas - Fevereiro e Março de 2010.
  • 3ª Fase-Provas Finais: Maio de 2010.
Consulta o Regulamento no site do PNL ou na BE.
Participa!

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


No Mês Internacional da Biblioteca Escolar, faz da BE o teu espaço de pesquisa, de trabalho e de leitura.
V
em à BE – procura um bom livro. Verás que ler é um prazer.

Vamos cantar?

Quem não gosta de gráficos?

16 de Outubro - DIA DA ALIMENTAÇÃO