Foram duas as vezes que conversei com ela, a Laura. Digo CONVERSEI propositadamente. Senti, como sinto algumas vezes, o verdadeiro prazer de uma comunicação clara, autêntica,profunda, olhos nos olhos, sem ruídos.
Os olhos da Laura eram belos. Quem olhou atentamente não se ficou pelo verde da cor. Viu a beleza interior que os iluminava. Viu alegria e, por debaixo, sofrimento. Viu ternura,compaixão, sinceridade, compreensão, amizade...
Eu vi uma pessoa com P, aberta ao Outro, ao Mundo. Disse-lhe com sinceridade, fazendo-a sorrir: "Quando for grande quero ser assim." Ela compreendeu que não era um elogio supérfluo, daqueles banais e repetitivos. A Laura sentia o que era de facto sentido.
Não tive o privilégio de a ter como colega, apenas nos encontrámos em ocasiões de jantar ou almoço.
E senti um choque quando ouvi a notícia. Aquela Vida não podia ter parado.
Tive que a acompanhar, pelo menos na igreja. Sorte tiveram todos aqueles que a cotejaram em vida. Tornou-os mais ricos, não duvido.
Maria de Fátima Canarias (ex docente da ES Júlio Dinis)
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
sábado, 25 de julho de 2009
Mais sós
Não pode o responsável por este blogue deixar passar sem uma palavra, o acontecimento triste que foi o falecimento da nossa colega Laura Salomé. Não podemos, por meras palavras, explicar o quanto estamos tristes. Quem a conheceu sabe as razões dessa tristeza, pois certamente as partilha connosco. Possamos todos, nesta hora, compreender o seu exemplo - se me permitem, a sua grandeza, a elegância com que sempre se dirigia a todos. Não a elegância de aparência, mas a elegância de quem realmente se interessa pelo Outro. A mim, ficará sempre nos meus ouvidos a pergunta que sempre me fazia... "Como vão os seus meninos?", pergunta que sempre senti de sincera preocupação.
Assim, gostaria que todos tivéssemos aprendido alguma coisa com a Laura, a capacidade que tinha para, apesar de tudo, encontrar a palavra certa e de amizade, que nos fazia estarmos menos sós.
Assim, gostaria que todos tivéssemos aprendido alguma coisa com a Laura, a capacidade que tinha para, apesar de tudo, encontrar a palavra certa e de amizade, que nos fazia estarmos menos sós.
Tempo
Costuma-se dizer que o tempo passa depressa. Por isso temos de saber usá-lo com cuidado, pois escapa-se entre os nossos dedos. Numa sociedade que aparentemente, e só aparentemente, valoriza os jovens, diz-se que o tempo é precioso, mas criamos coisas que nos afastam de uma vida mais vivida.
Talvez este video te dê uma visão mais presente de como o tempo passa depressa. Daqui a pouco, (quem sabe?), estarás tu no meu lugar a escrever para outros jovens?
Talvez este video te dê uma visão mais presente de como o tempo passa depressa. Daqui a pouco, (quem sabe?), estarás tu no meu lugar a escrever para outros jovens?
Grandeur Nature 2007 timelapse movie from David Coiffier on Vimeo.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Let's do it! VAMOS FAZER!
Gentilmente enviado pela professora Helena Seixas
Queres participar numa campanha em Portugal?
CLICA AQUI
domingo, 19 de julho de 2009
sábado, 18 de julho de 2009
domingo, 12 de julho de 2009
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Sugestão para as ...férias
Digamos que vai passear. A nossa sugestão é que leve um guia de observação de aves e um binóculo e tente identificar muita da enorme diversidade de aves existente em Portugal... Algumas estão mesmo nos nossos parques e jardins...
A observação de aves é uma actividade cada vez mais comum e traz ao nosso país um bom número de turistas...
Vamos experimentar??
A observação de aves é uma actividade cada vez mais comum e traz ao nosso país um bom número de turistas...
Vamos experimentar??
Name That Bird from timvid on Vimeo.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Ser professor
segunda-feira, 6 de julho de 2009
sábado, 4 de julho de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)
