domingo, 31 de maio de 2009
sábado, 30 de maio de 2009
My redeemer lives
Video enviado pelo Miguel - 9ºB
CARTA ABERTA: Quando um aluno meu, me envia um video destes...que posso dizer?
1º Obrigado Miguel.
2º Não estou a perder o meu tempo quando falo com os meus alunos de assuntos que muitas vezes não estão DIRECTAMENTE no programa da disciplina que lecciono, mas que os tornam mais conscientes do mundo em que vivem. Talvez fiquem a saber um pouco menos de Ciências Naturais(suponho que nem isso...), mas talvez fiquem mais preparados para este mundo tão difícil em que vivemos, talvez ganhem em valores morais e se tornem cidadãos mais conscientes e tolerantes. Confesso que o facto do Miguel me enviar este video para o meu mail pessoal, me deixa comovido (muito) mas também contente (muito).
3º É por causa de situações destas que sou e quero continuar a ser PROFESSOR e que acredito que muito do que se diz dos nossos adolescentes É MENTIRA. Assim eles tenham quem os oriente, acredite neles, converse com eles sem tabus, sobre as suas preocupações, sobre o seu presente, sobre tudo o que eles queiram REALMENTE saber.
Mais uma vez...obrigado Miguel.
Rui Basto
sexta-feira, 29 de maio de 2009
DIA ABERTO À COMUNIDADE
GRANDE SUCESSO!
VEJA AQUI AS PRIMEIRAS FOTOS DO EVENTO!!
Fotos gentilmente enviadas pela Ana Teresa do 9ºB
VEJA AQUI AS PRIMEIRAS FOTOS DO EVENTO!!
Fotos gentilmente enviadas pela Ana Teresa do 9ºB
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Felizes alunos
Sinceramente nao resisti! Peço desculpa de escrever estas linhas mas acho que são importantes! LEIAM com atenção o texto escrito pelos alunos sobre a viagem ao Centro Cultural de Belém e depois leiam os poemas que eles escreveram... Leiam o pequeno texto da professora...
Só me apetece dizer: Feliz professora que tem estes alunos e ...
felizes alunos que têm esta professora!
O nome? Fátima Canarias, docente de Língua Portuguesa da Escola Secundária com 3º ciclo de Júlio Dinis em Ovar!
Rui Basto
Só me apetece dizer: Feliz professora que tem estes alunos e ...
felizes alunos que têm esta professora!
O nome? Fátima Canarias, docente de Língua Portuguesa da Escola Secundária com 3º ciclo de Júlio Dinis em Ovar!
Rui Basto
Saudade
Pomba
Imagem querida da minha cidade
Símbolo de ternura
De protecção
Recordo
O ponto de encontro
A praça das pombas
Onde ia e voltava
Reencontrava
O gesto amigo
O alegre olhar
As crianças a gritar
Uma enorme nuvem de pombas a voar.
Mariana Bodnar
11ºCTC
Imagem querida da minha cidade
Símbolo de ternura
De protecção
Recordo
O ponto de encontro
A praça das pombas
Onde ia e voltava
Reencontrava
O gesto amigo
O alegre olhar
As crianças a gritar
Uma enorme nuvem de pombas a voar.
Mariana Bodnar
11ºCTC
Amor à distância
Na desilusão, na hora do desespero
Vem, regressa, hei-de ser caixa de sentimentos
E também o recomeço
Tudo o que da recordação se perdeu
Hei-de ser mágoa e dor
Para que me guarde,
Mesmo longe
Para que não doa
Num sempre,
O sempre que quiser.
Mariana Oliveira Sá Pinto
8ºE
Vem, regressa, hei-de ser caixa de sentimentos
E também o recomeço
Tudo o que da recordação se perdeu
Hei-de ser mágoa e dor
Para que me guarde,
Mesmo longe
Para que não doa
Num sempre,
O sempre que quiser.
Mariana Oliveira Sá Pinto
8ºE
Sentir o teu peito junto ao meu
É como renascer
Uma mistura de sentimentos
Algo que é eterno
O brilho do teu olhar
A alegria do teu sorriso
O carinho das tuas palavras
Transmite-me paz
Harmonia
E um sentimento enorme
O Amor
Viver a teu lado
É como viver nas montanhas
Verdes e belas
É ser livre
Especial
É ter aquela paz interior
Que quando menos se espera
Toca no coração.
Cada vez mais dolorosa a despedida.
Viver sem ti é já impossível.
Sei que um dia
Tudo será perfeito
A realidade será conto de fadas
Rica na Amizade
Na Paixão
No Amor
Cristiana Ramos 8ºE
É como renascer
Uma mistura de sentimentos
Algo que é eterno
O brilho do teu olhar
A alegria do teu sorriso
O carinho das tuas palavras
Transmite-me paz
Harmonia
E um sentimento enorme
O Amor
Viver a teu lado
É como viver nas montanhas
Verdes e belas
É ser livre
Especial
É ter aquela paz interior
Que quando menos se espera
Toca no coração.
Cada vez mais dolorosa a despedida.
Viver sem ti é já impossível.
Sei que um dia
Tudo será perfeito
A realidade será conto de fadas
Rica na Amizade
Na Paixão
No Amor
Cristiana Ramos 8ºE
Memórias
Os tempos passaram
Resta-me a memória
Que não me deixa esquecer-te
Recordo tudo
O melhor que tivemos
E guardo a esperança
De rever esse sorriso
De que nunca me fartava.
Recorda o meu beijo.
João Lima 8ºE
Resta-me a memória
Que não me deixa esquecer-te
Recordo tudo
O melhor que tivemos
E guardo a esperança
De rever esse sorriso
De que nunca me fartava.
Recorda o meu beijo.
João Lima 8ºE
o inexplicável
No reencontro com os entes perdidos
Na solidão do céu
Cá em baixo a Natureza
Sente tristeza da separação
Entre o céu e este chão.
Depois do esclarecimento
Sente-se clareza
Suspense,
Quase leveza.
Um sentimento inexplicável
Dentro do meu coração.
João Eugénio Ribeiro Baptista
8ºE
Na solidão do céu
Cá em baixo a Natureza
Sente tristeza da separação
Entre o céu e este chão.
Depois do esclarecimento
Sente-se clareza
Suspense,
Quase leveza.
Um sentimento inexplicável
Dentro do meu coração.
João Eugénio Ribeiro Baptista
8ºE
A beleza das coisas
A beleza não é das coisas
Está nas coisas
Que podem ser tudo
Aquilo que nós temos
Que nós somos
Beleza
Vem de dentro
Vemos o nosso melhor
Na beleza das coisas
Ana Monteiro
7º B
Está nas coisas
Que podem ser tudo
Aquilo que nós temos
Que nós somos
Beleza
Vem de dentro
Vemos o nosso melhor
Na beleza das coisas
Ana Monteiro
7º B
Sentir
Dos pés à cabeça
Batidas fortes no meu coração!
É aqui o grande palco da paixão
É onde aperta a saudade
E pulsa forte a emoção!
Bruno Maia, 8ºB
Batidas fortes no meu coração!
É aqui o grande palco da paixão
É onde aperta a saudade
E pulsa forte a emoção!
Bruno Maia, 8ºB
É bom dizer _ Amo-te
Foi difícil
Mas ultrapassei
Aquela má fase
Que nunca desejei.
Discussões, desentendimentos
Acusações trocadas
Mas jamais sentidas
Nunca pensadas
Mas
Por vezes ponho-me a pensar
Que seria o nosso Amor sem aquela parte má?
Nada!
Tempo esquecido
A quem fico para sempre agradecido
Tempo difícil
Trouxe até mim
O Amor por ti
Hoje digo: Amo-te
Amanhã direi: Amo-te
E depois, Amor,
O mesmo dir-te-ei,
Repetirei.
Pedro Alves
8ºB
Foi difícil
Mas ultrapassei
Aquela má fase
Que nunca desejei.
Discussões, desentendimentos
Acusações trocadas
Mas jamais sentidas
Nunca pensadas
Mas
Por vezes ponho-me a pensar
Que seria o nosso Amor sem aquela parte má?
Nada!
Tempo esquecido
A quem fico para sempre agradecido
Tempo difícil
Trouxe até mim
O Amor por ti
Hoje digo: Amo-te
Amanhã direi: Amo-te
E depois, Amor,
O mesmo dir-te-ei,
Repetirei.
Pedro Alves
8ºB
Anáfora do amor
Às vezes penso
Quem me dera...
Quem me dera saber ler
O teu pensamento...
Quem me dera saber ouvir
O teu chamamento
Quem me dera saber sentir
O vento que vem do mar
Quem me dera ver
O brilho do teu olhar
Quem me dera
Saber contar as estrelas do céu
Os astros e os grãos de areia de cada praia
As gotas de água que caem das nuvens
As pétalas de cada flor
Saber distinguir cada nota de música que sai da tua boca
Cada som que ecoa no meu coração
Que me desses um minuto da tua atenção
Um segundo de devoção
Que conseguisses olhar nos meus olhos
Olha para eles meu amor
Não tenhas medo
Deixa que eles te mostrem
O quanto te amam
O quanto te querem
Quem me dera ter coragem
Para te dizer o que sinto
Dizer-te tudo o que me vai no coração
Quem me dera poder ter
Cada um desses dons
O dom de saber ler-te
De saber ouvir-te
De saber sentir-te
De saber ver-te
De saber contar
De saber distinguir
De saber ter coragem
Porque se eu os tivesse…
Ai! Se eu os tivesse!
Poderia transformar
cada um desses dons
no amor que sinto por ti.
Viviana Gomes
8ºB
Quem me dera...
Quem me dera saber ler
O teu pensamento...
Quem me dera saber ouvir
O teu chamamento
Quem me dera saber sentir
O vento que vem do mar
Quem me dera ver
O brilho do teu olhar
Quem me dera
Saber contar as estrelas do céu
Os astros e os grãos de areia de cada praia
As gotas de água que caem das nuvens
As pétalas de cada flor
Saber distinguir cada nota de música que sai da tua boca
Cada som que ecoa no meu coração
Que me desses um minuto da tua atenção
Um segundo de devoção
Que conseguisses olhar nos meus olhos
Olha para eles meu amor
Não tenhas medo
Deixa que eles te mostrem
O quanto te amam
O quanto te querem
Quem me dera ter coragem
Para te dizer o que sinto
Dizer-te tudo o que me vai no coração
Quem me dera poder ter
Cada um desses dons
O dom de saber ler-te
De saber ouvir-te
De saber sentir-te
De saber ver-te
De saber contar
De saber distinguir
De saber ter coragem
Porque se eu os tivesse…
Ai! Se eu os tivesse!
Poderia transformar
cada um desses dons
no amor que sinto por ti.
Viviana Gomes
8ºB
Músicas maravilhosas
Ouvi músicas…
Imaginei rosas de uma estranha beleza
e de uma infinita delicadeza.
Depois passei a ver nuvens escuras
que escondiam o Sol atrás de si.
De repente, nos meus pensamentos
apareceu um Príncipe Encantado
que fez com que esses momentos
parecessem delírios de alguém apaixonado.
Senti o sossego, a tranquilidade e a paz
que o lar me traz.
Pareceu-me entender
O quanto a vinda de um filho
Ilumina a vida dos pais.
Paz e Harmonia foi aquilo que senti mais.
Os olhos brilharam
Os ouvidos escutaram
Os pensamentos voaram.
Enfim, os sentidos desfrutaram
E tudo aproveitaram.
Elena Lenta
8ºB
Ouvi músicas…
Imaginei rosas de uma estranha beleza
e de uma infinita delicadeza.
Depois passei a ver nuvens escuras
que escondiam o Sol atrás de si.
De repente, nos meus pensamentos
apareceu um Príncipe Encantado
que fez com que esses momentos
parecessem delírios de alguém apaixonado.
Senti o sossego, a tranquilidade e a paz
que o lar me traz.
Pareceu-me entender
O quanto a vinda de um filho
Ilumina a vida dos pais.
Paz e Harmonia foi aquilo que senti mais.
Os olhos brilharam
Os ouvidos escutaram
Os pensamentos voaram.
Enfim, os sentidos desfrutaram
E tudo aproveitaram.
Elena Lenta
8ºB
Maio
Mês das rosas, da luz e das cores, da alegria.
No sorriso jovem ou rejuvenescido, na ostentação da força da natureza renascida, a poesia está no ar _Love is in the air. Eles escrevem, os mais novos. Outros, lá vão escrevendo. Experimentam letras, palavras, sons, e pasmam. Saíram versos que no branco campo, com algum jeito e esforço semearam. Que bom! Alguns até rimaram!
Uns poemas reunidos são a pequena Colectânea intitulada Versos adolescentes, livrinho tímido que pousa como haver de Pessoa, numa mesa de Café num canto da Escola Aberta.
Profª Maria de Fátima Canarias
No sorriso jovem ou rejuvenescido, na ostentação da força da natureza renascida, a poesia está no ar _Love is in the air. Eles escrevem, os mais novos. Outros, lá vão escrevendo. Experimentam letras, palavras, sons, e pasmam. Saíram versos que no branco campo, com algum jeito e esforço semearam. Que bom! Alguns até rimaram!
Uns poemas reunidos são a pequena Colectânea intitulada Versos adolescentes, livrinho tímido que pousa como haver de Pessoa, numa mesa de Café num canto da Escola Aberta.
Profª Maria de Fátima Canarias
Subscrever:
Mensagens (Atom)